PENSAMENTOS

Isaías 55:8

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.

Irmãos, nesta lição trataremos dos pensamentos, que por sua vez são o início de qualquer escolha, decisão, palavra, atitude e etc. Se não pensamos, logo somos semelhantes aos animais que agem pelo instinto, mas como fomos criados a Imagem e Semelhança de DEUS, temos a capacidade de pensar antes de qualquer ação, logo somos diferenciados dos animais pela capacidade de raciocinar, pois DEUS determinou assim desde o princípio, como está escrito:

Gênesis 1:26

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Porém desde o princípio, depois do pecado, o homem vem agindo muitas vezes de forma irracional como se pode comprovar hoje e nos tempos passados (pela história), fazendo maldades, perversidades, etc, comprovando que: quanto menos domínio próprio tiver, mais animal o homem se tornará, pois irá agir pelo instinto e a única maneira de se conseguir o domínio próprio é com DEUS através do SENHOR JESUS CRISTO, conhecendo a PALAVRA DE DEUS, como está escrito:

João 8:32

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


 

DEUS sonda nossos corações e pensamentos e paga a cada um conforme o seu proceder, como está escrito:

Jeremias 17:10

Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Gálatas 6:7

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Acima de tudo, DEUS nos ama incondicionalmente e quer sempre o nosso melhor, mas muitas vezes por não darmos lugar a ELE e não ouví-LO nos colocamos em situações adversas. Mas ELE é Fiel, Justo, cumpre o que diz e se nos voltarmos para ELE comprovaremos seus feitos e suas obras, como está escrito:

Jeremias 29:11

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Salmos 92:5

Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!


 

Salmos 94:11

O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.

Eclesiastes 1:14

Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.

Eclesiastes 5:7

Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.

Eclesiastes 6:9

Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito.

Eclesiastes 11:10

Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

Eclesiastes 12:8

Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

Nos versículos acima, vemos claramente que os pensamentos do homem são vaidade, tudo quanto se busca debaixo do sol (nesta terra) é vaidade, mas as coisas de DEUS são eternas, trazem paz, amor, longanimidade, satisfação, etc, por isso devemos vigiar nossos pensamentos e antes encher a mente com as coisas de DEUS e assim nos pouparemos de aflições e sofrimentos.

 

DEUS tem o melhor para nós, age bem acima e a frente de nós, portanto devemos esperar e confiar nELE pois, os pensamentos dELE são Perfeitos. E quanto a nós, o que não devemos pensar? O apóstulo Paulo em sua epístola aos Efésios nos alerta sobre os perigos dos pensamentos antigos (velho homem), como está escrito:

Efésios 4:17

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos.

Efésios 4:18

Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.

Efésios 4:19

Os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Efésios 4:20

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo.


Note nestes versículos acima que o homem sem DEUS é cego de entendimento, é ignorante, tem coração duro e acaba entregue a tudo que não presta. Mas o novo homem em CRISTO não age assim, pois é nova criatura, como está escrito:

2 Coríntios 5:17

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Efésios 4:21

Se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus.

Efésios 4:22

No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.

Efésios 4:23

E vos renoveis no espírito do vosso entendimento.

Efésios 4:24

E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.


Veja que a PALAVRA é bem clara e diz: se é que tendes ouvido, ou seja, se é que ouviu e deu ouvidos (se guardou e praticou). Podemos ouvir muitas coisas mas guardar poucas e só guardamos aquilo que queremos, que consequentemente é aquilo que torna a aparecer. É comprovado científicamente que para o cérebro guardar pelo menos 90% de algum texto com precisão é necessária a repetição da leitura pelo menos 17 vezes para que o cérebro registre permanentemente na memória. Não podemos apagar memórias já gravadas no cérebro mas podemos reescrevê-las e é exatamente através desse novo homem em CRISTO JESUS que reescrevemos nossas memórias, construindo assim uma nova pessoa e isso só é possível através de CRISTO que é incorruptível.

 

Isaías 55:9

Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

DEUS trabalha numa esfera bem acima da nossa, e tem sempre o melhor para nós, mas como o ser-humano em sua maioria é imediatista tende a ansiar pelo futuro, se precipitar no presente e se arrepender do passado, mas se esperarmos e confiarmos em DEUS e obedecermos os seus ensinamentos, certamente colheremos o melhor deste mundo e do porvir, pois os pensamentos de DEUS são mais altos que os nossos e os caminhos dELE são mais altos que os nossos, por isso, repito a você: confia no SENHOR pois ELE trabalha para aqueles que nELE esperam. Como está escrito:

Isaías 64:4

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.

Salmos 40:1

Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.

 

Colossenses 3:1

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

Colossenses 3:2

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.


Ora, se fomos ressuscitados espiritualmente pela fé em CRISTO e ele está no céu a Destra de DEUS PAI, logo devemos buscar as coisas lá do alto, pois lá é que passaremos a eternidade. Se pensarmos nas coisas da terra certamente iremos colher corrupção que é o fruto da carne que por sua vez é passageiro, mas se pensarmos nas coisas de DEUS certamente colheremos vida eterna, pois é o fruto do Espírito. O que é nascido da carne é carne (no sentido material) mas o que é nascido do ESPÍRITO é espírito (no ESPÍRITO SANTO DE DEUS através de JESUS CRISTO). Como está escrito:

João 3:6

O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

Certamente para se ter vida eterna deve-se nascer espiritualmente e depois disso, deve-se buscar (pensar) nas coisas espirituais em DEUS.

 

Filipenses 4:8

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Tudo o que é: verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, ou seja, tudo o que for de DEUS é o que deve ocupar nossos pensamentos, pois é através deles que faremos nossas escolhas, nossas palavras e executaremos nossas atitudes. Note que o versículo acima alerta para ocuparmos nossos pensamentos com as coisas de DEUS, temos de encher nossa mente com coisas boas, pois dela procederão nossas palavras, atitudes e todo o nosso ser. Ora, se nossa mente está cheia de DEUS (das coisas lá do céu), logo não haverá lugar para o mal e mesmo que as adversidades apareçam não haverá queda pois estaremos cheios de DEUS em nossas vidas. E DEUS que tudo sabe e vê não permitirá que os nossos inimigos nos vençam, pelo contrário, teremos uma mesa perante nossos inimigos, seremos ungidos e nosso cálice transbordará da presença de DEUS, como está escrito:

Salmos 23:5

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

 

Hebreus 4:12

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

A PALAVRA DE DEUS é viva, eficaz, penetrante mais do que qualquer outra e discerni nossos pensamentos, nos confronta, nos faz pensar, meditar, refletir, pois como já se sabe vem de DEUS.

Não há como ser completo nesta vida sem contato com o criador, pois sem DEUS sempre haverá vazio. Como poderemos explicar a criação (homem) sem o criador (DEUS)? Como explicar o dom da vida sem o amor? Todas as respostas desta vida se encontram na Bíblia, DEUS nos dá inúmeras oportunidades de conhecÊ-lo, é misericordioso, deu seu filho para nos resgatar, quer nos dar uma vida abençoada, mas ELE espera nossa decisão, pois de que adianta dizer que se ama a DEUS e não praticar e seguir os seus estatutos? Temos que ter compromisso, atitude, escolha, convicção, esforço, perseverança, determinação, decisão e DEUS é fiel e justo para cumprir todas as suas promessas, como está escrito:

Mateus 6:33

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

 

Hoje vimos:

Que fomos criados a imagem e semelhança de DEUS, que sem ELE nos tornamos irracionais e que a PALAVRA DE DEUS nos liberta;

Que o SENHOR sonda nossos corações e pensamentos e tem o melhor para nós;

Que os pensamentos e caminhos do SENHOR são bem mais altos que os nossos;

Que devemos retirar os pensamentos do velho homem de nossas mentes;

Que devemos renovar nossa mente pelo entendimento da PALAVRA DE DEUS;

Que os pensamentos do homem são vaidade, mas que devemos pensar nas coisas lá do alto que são eternas;

Que a PALAVRA DE DEUS é viva e eficaz capaz de transformar a vida de qualquer homem e que DEUS é fiel e justo para cumprir todas as suas promessas, se primeiramente buscarmos o seu reino e a sua justiça.

 

Apocalipse 22:7

Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Fonte: Bíblia Sagrada

comentários
  1. João Thomaz dos Anjos disse:

    Para compreender melhor as sábias palavras acima ensinadas com base nos textos bíblicos, antes ore a Deus em Nome do Senhor Jesus Cristo, a presença e sabedoria do Espírito Santo (que é o próprio Deus), isto por que, o diabo procura cegar àqueles que buscam ao Senhor Jesus, conforme está escrito:

    II Corintios 4:4
    …nos quais o deus deste século cegou os ententimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

  2. victoria campello rosas da silva disse:

    gostei

  3. Pedro Rodrigues disse:

    Estamos iniciando mais um ano em nossas vidas. Que possamos elevar nosso pensamento para as coisas de cima, lá do nosso Pai e nos esforçarmos o máximo para deixar de lado os prazeres da carne que nos leva sempte a pecar contra nosso Deus. Lenbrem-se: o que nós plantamos, vamos de alguma forma colher. Pensemos nisso!!!

  4. Pedro Rodrigues disse:

    A palavra de Deus é viva e eficaz. Gostei muito, glórias a Jesus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s