JUSTIFICADOS

Tiago 1:19
Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

Meus amados irmãos, nesta lição iremos tratar de duas práticas que não podem faltar no nosso dia a dia, que foram exemplificadas pelo testemunho do nosso SENHOR JESUS CRISTO, que por sua vez, são de grande importância e essenciais para termos comunhão com DEUS e com nossos irmãos, podendo assim, vivenciar e testificar a ação de DEUS em nossas vidas, trata-se do perdão e da oração. Sem o perdão estaríamos condenados a morte eterna, mas graças a grande misericórdia de DEUS através do nosso SENHOR JESUS CRISTO somos perdoados e justificados. Como está escrito:

Romanos 3:24
Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Fomos perdoados, justificados gratuitamente mediante a graça de DEUS pela obra redentora de JESUS CRISTO. A misericórdia de DEUS nos é dada pelo inimaginável Amor dELE por nós que excede todo o entendimento. E agora que já estamos nos alimentando da PALAVRA DE DEUS e crescendo espiritualmente, temos que ficar atentos as Escrituras Sagradas e praticá-las para que nos tornemos semelhantes a CRISTO e possamos ser chamados filhos de DEUS. Como está escrito:

Efésios 5:1
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.


 

Para sermos chamados de filhos de DEUS, temos de imitá-lo, pois todo bom filho guarda e pratica os ensinamentos do pai como JESUS assim também o fez. Só existe uma maneira de se imitar a DEUS, que é através de nosso SENHOR JESUS CRISTO como mediador, cumprindo os mandamentos, preceitos morais dELE, fazendo toda boa obra e obedecendo a todos os ensinamentos que se encontram na Bíblia Sagrada.

A oração é uma maneira eficaz que podemos e devemos utilizar para nos comunicarmos com DEUS, confessando os pecados, fazendo petições, intercedendo pelos irmãos, para crescimento espiritual, entre outros benefícios. No novo testamento encontramos em diversos versículos, passagens onde nosso SENHOR JESUS CRISTO se retirava para orar ao PAI CELESTIAL, mantendo assim, uma conexão, fortalecendo seu Espírito e obtendo a direção certa para crumprir a vontade dELE. Como está escrito:

Mateus 26:36
Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.

Mateus 14:23
E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.

 

Mateus 28:18
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

Filipenses 2:9
Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome.

Filipenses 2:10
Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.

João 1:12
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.

Foi dada toda a autoridade a JESUS CRISTO no céu e na terra, é o nome que está acima de todo nome e a todos quantos o receberem e crerem se tornam filhos de DEUS. Temos sempre que utilizar o nome de JESUS em nossas orações, pois nELE se encontra a nossa vitória, é por ELE que DEUS nos ouve, é por ELE que o poder de DEUS se manifesta em nossas vidas e ELE é o único mediador e intercessor do homem até DEUS.

João 14:13
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

 

O SENHOR JESUS até nos ensina a maneira correta de orar. A oração é individual e cada um tem uma maneira particular de falar com DEUS, mas JESUS nos adverte quanto a sinceridade e nos mostra um modelo de oração, para que por meio dele possamos aperfeiçoar as nossas orações a DEUS. O aperfeiçoamento só irá ocorrer com a prática e obediência a DEUS, e assim, teremos initimidade com ELE. Como está escrito:

Mateus 6:9
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.

Mateus 6:10
Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.

Mateus 6:11
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

Mateus 6:12
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.

Mateus 6:13
E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!

 

Neste modelo de oração que nosso SENHOR JESUS ensina, podemos observar as seguintes afirmações: é uma invocação inicial (ao PAI CELESTIAL) seguida de sete petições, onde as três primeiras se referem a DEUS (o teu nome, o teu reino e a tua vontade) e as outras quatro se referem aos homens (nossas necessidades espirituais e materiais).

JESUS CRISTO fala com DEUS tratando-o como PAI e é exatamente isso que devemos fazer, pois através de JESUS somos filhos de DEUS;

Santificado seja o nome de DEUS, ou seja, DEUS foi, é e sempre será Santo, porém, nós (antes de aceitarmos JESUS), como homens pecadores (pobres, cegos, miseráveis e nus, referência:  apocalipse 3:17) não conseguíamos vê-lo, mas graças a sua misericórdia, hoje podemos enxergar espiritualmente e vê-lo em sua Majestade através de CRISTO. Neste versículo se exprime o reconhecimento a DEUS;

Faça-se a tua vontade; que os planos de DEUS se cumpram em nossas vidas e que sua vontade se cumpra na  terra e no céu;

O pão nosso de cada dia; toda boa dádiva vem de DEUS, tudo que temos, comemos, vestimos vem do nosso PAI CELESTIAL;

 

Perdoa nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nosso devedores, ou seja, aqui vemos que para que sejamos perdoados por DEUS, temos que perdoar as pessoas que nos ofenderam; (devemos nos lembrar dos pecados diários e confessá-los um a um, pedindo perdão/arrependimento, para não voltar a praticá-los);

Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, interceção por nós mesmos para não cair em pecado e ter livramento dos ataques do maligno;

E por último o reconhecimento que o poder, o reino a e glória são de DEUS para todo o sempre amém. Este foi o modelo deixado por CRISTO, para que possamos praticá-lo e aperfeiçoá-lo para crescimento e comunhão com DEUS. JESUS também nos adverte, como está escrito:


Mateus 6:5
E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

Mateus 6:6
Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Mateus 6:7
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.

 

Mateus 6:8
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.

JESUS nos adverte quanto a oração, que deve ser sincera, diretamente a DEUS PAI, que deve ser particular e não para que os outros vejam (exceto nas orações com os irmãos), que não devemos usar de repetições, como frases decoradas ou palavras sem nenhuma confissão/atenção (falando apenas por falar), pois DEUS nos conhece no mais íntimo do ser e sabe de todos os nossos defeitos, das nossas necessidades e quer apenas sinceridade, reconhecimento/arrependimento, atitude, compromisso, fidelidade desprovida de toda hipocrisia. E devemos sempre usar o nome de JESUS pois é por ELE que somos ligados a DEUS.

A oração deve ser praticada. Não existe lugar, hora ou circunstância específica para se orar, pois devemos vigiar constantemente e toda hora é hora de se estar com DEUS, então a oração deve ser praticada diariamente em todas as ocasiões oportunas, necessárias, expontâneas durante nossa vida aqui na terra. Como está escrito:

Lucas 21:36
Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

 

Hebreus 11:3
Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

Entendemos neste versículo, que, DEUS criou todas as coisas pela sua palavra, pois a palavra tem poder. O campo espiritual prevalece sobre o campo material, por isso que vemos testemunhos e mais testemunhos sobre milagres que a ciência e o homem não conseguem explicar. Mas nós, que cremos na PALAVRA DE DEUS comprovamos que ela é  verdadeira, eficaz e poderosa, pois é a manifestação do poder DEUS em nossas vidas. Da mesma forma, nossas palavras podem tanto abençoar como amaldiçoar, como está escrito:

Tiago 3:10
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

Por isso, devemos orar a DEUS PAI, em nome de JESUS, no Espírito Santo, com fé esperando em DEUS conforme a sua vontade, falando (pois nossas palavras tem poder), com reverência, reconhecimento, humildade, sinceridade, de coração limpo (perdoando os que nos ofenderam), crendo que DEUS irá ouvir e esperar com paciência e perseverança a sua resposta e ação. Como está escrito:

Mateus 21:22
E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.

 

Isaías 59:2
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Mateus 6:14
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará.

Mateus 6:15
Se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Nestes três versículos podemos observar que: o que nos separa de DEUS são os nossos pecados e que DEUS perdoa os nossos pecados quando confessamos e também perdoamos os que nos ofenderam, pois se não perdoarmos o próximo certamente não seremos perdoados pelo PAI CELESTIAL. A questão do perdão é muito importante, pois muita gente ora a DEUS e não recebe resposta ou passa por diversas situações adversas por estarem cheias de mágoas, ressentimentos por acontecimentos passados que não foram perdoados, que impedem o agir de DEUS.  Temos que liberar o perdão para receber o perdão. Como está escrito:

Lucas 6:37
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.

 

Hebreus 12:15
Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.

Quando você não libera o perdão, cria-se uma raiz (raiz de amargura), onde vai contaminando todo o seu corpo (doenças físicas e psicossomáticas) e acaba contaminando também outras pessoas, você acaba perdendo bençãos, não recebe perdão, enfim, o maior prejudicado é o que não perdoa. Quando perdoamos, além de liberarmos nosso caixa emocional, limparmos nossa mente, termos comunhão com DEUS, nos tornamos semelhantes a DEUS, pois em uma oração estamos intercedendo, pedindo, confessando, mas na prática, quando perdoamos, fazemos o que DEUS faz por nós e assim ficamos semelhantes a ele.
O perdão e a oração devem sempre estar juntos, pois um depende do outro, como dependemos de DEUS e do próximo, pois juntos formamos o corpo de CRISTO que é a igreja, onde CRISTO é o cabeça e nós somos os membros interdependentes, interconectados. Quando liberamos perdão reatamos laços, fazemos a vontade de DEUS, sempre com orações e súplicas. Como está escrito:

1 Pedro 3:12
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

 

Tiago 5:16
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Este versículo resume bem o tema dessa lição, onde nos ensina a confessar os pecados, reatar laços, orar uns pelos outros e confirma que a oração de um justo feita em verdade e espírito é ouvida por DEUS. A oração de um justo, muito pode em seus efeitos.

JESUS CRISTO nos diz:

Mateus 7:7
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Mateus 7:8
Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.

Se orarmos com fé, sinceridade e liberarmos o perdão, certamente o nosso PAI CELESTIAL ouvirá o nosso clamor e nos encherá com toda a sorte de bençãos através de nosso SENHOR JESUS CRISTO.

 

Hoje vimos:

Que fomos perdoados, justificados e que devemos imitar a JESUS CRISTO;

Que devemos orar constantemente e que nosso único mediador e intercessor é JESUS CRISTO;

Que JESUS CRISTO nos deixou um modelo de oração que deve ser seguido e aperfeiçoado de acordo com a intimidade com DEUS ;

Que devemos orar sem nenhuma hipocrisia e com toda sinceridade, sem textos decorados, mas antes com verdade e falando, pois a palavra tem poder;

Que devemos orar constantemente e vigiar;

Que a oração e o perdão devem estar sempre juntos para que funcionem;

Que devemos liberar o perdão para não criar nenhuma raiz de amargura;

E que confessando, perdoando e orando em Verdade e Espírito a DEUS, seremos perdoados, ouvidos e de acordo com a vontade de DEUS atendidos.

 

1 Pedro 4:8
Acima
de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.

Fonte: Bíblia Sagrada

Anúncios
comentários
  1. […] Último estudo: O perdão e a oração. Efésios 5:1 […]

  2. Sarah Almeida disse:

    Nossa….qndo eu vi o tópico cliquei logo!
    Parece até q eu ouvi uma palavra de num sei qntas horas…foi profundo…tava precisando mesmo, muito.
    Realmente, Deus nos quer de corações quebrantados e limpos, e se não praticarmos o q Ele nos diz somos como hipócritas, e isso é muito sério, eu não quero isso pra mim!
    Muito bom mesmo, de verdade!
    Deus abnçoe cada vez mais..
    🙂

  3. julianoassis disse:

    Amém Sarah!

    A Palavra nos renova e restaura! Só Jesus mesmo pra fazer isso, glórias a Ele.

    Fica na paz.

    🙂

  4. Anderson disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS !

    JESUS E MUITO MARAVILHOSO É O NOSSO GUIA E A NOSSA VIDA SEM ELE NAO SOMOS NADA

  5. Anderson disse:

    GLORIA E ALELUIA A ELE POIS ELE MERECE O MELHOR DE NÓS ………

  6. julianoassis disse:

    Amém Anderson, a paz!

    É sim! Ele é digno de nossas vidas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s